NOVO MAPA interativo do Memórias Leonenses:

Clique aqui para ver o

Clique aqui para ver o
Clique em "+" (aproximar) e "-" (afastar), e veja os velhos currais do Rio Grande do sul feitos de terra, pedra e plantas. Imagens de satélite: Google Earth / Pesquisa e edição: Bruno Farias

Clique aqui e leia a reportagem "GEOGLIFOS GAÚCHOS" no site da Revista de História da Biblioteca Nacional sobre as misteriosas estruturas anelares encontradas no Rio Grande do Sul
Veja também o artigo "OS GEOGLIFOS DO RIO GRANDE DO SUL" que deu origem à reportagem no site da Revista de História da Biblioteca Nacional

MEMÓRIAS LEONENSES: personagens, lugares históricos e lendas de Capão do Leão/RS

Este blog foi feito para redirecionar você ao site "MEMÓRIAS LEONENSES: personagens, lugares históricos e lendas de Capão do Leão/RS"


Clique nos links abaixo para acessar os CAPÍTULOS
- Introdução: um apanhado geral sobre alguns dos diversos períodos históricos pelos quais passou o atual território leonense
- Cap. 1 - Os geoglifos de Capão do Leão: saiba mais sobre as gigantescas estruturas de terra com até 120 metros de diâmetro que estão intrigando pesquisadores e que muitos moradores contam terem sido antigas mangueiras para contenção de gado, feitas por escravos numa época na qual ainda não existiam arames de metal no Rio Grande do Sul
- Cap. 2 - A casa onde viveu Hipólito José da Costa: conheça a propriedade onde o patrono da imprensa brasileira passou parte de sua infância e adolescência antes de se tornar um dos principais responsáveis pela fomentação do movimento em prol da independência do Brasil
- Cap. 3 - A cerca de pedra: que, segundo relatos, teria sido feita pelos escravos; e a casa de pedra que pode ter pertencido a Rafael Pinto Bandeira
- Cap. 4 - O Túmulo do Enforcado: que muitos acreditam realizar milagres e que é reverenciado pelos moradores há pelo menos 100 anos, mesmo que ninguém saiba direito quem ele foi

... e os EXTRAS...
- Mapas: Confira em alta definição os registros cartográficos usados como fonte pro MEMÓRIAS LEONENSES
- Depoimentos: ouça o que os moradores contam sobre alguns lugares históricos e lendas de Capão do Leão
- Faça seu relato: Saiba aqui como você pode enviar seu depoimento gravado via microfone ou webcam para o MEMÓRIAS LEONENSES
- Referências: Conheça as fontes usadas para a produção do MEMÓRIAS LEONENSES e acesse suas versões eletrônicas com um click
- Fotos: Nesta página você acessa os álbuns de fotos do MEMÓRIAS LEONENSES, individuais para cada capítulo. A medida que cada capítulo for sendo lançado, seu álbum de fotos correspondente será publicado também
Fotos do capítulo 1 - Os Geoglifos de Capão do Leão
Fotos do capítulo 2 - A casa onde viveu Hipólito José da Costa
Fotos do capítulo 3 - A cerca de pedra da época dos escravos
Fotos do capítulo 4 - O Túmulo do Enforcado

Em breve estaremos publicando os próximos capítulos:
- A ferrovia das pedreiras usada para transportar os blocos de granito utilizados na construção dos Molhes da Barra, em Rio Grande/RS
- Obeliscos da I e da II Guerra Mundial, os de pedra monumentos que marcaram em Capão do Leão o final desses conflitos
- A Mesa de Pedra, um marco de concreto construído em 1949 pelo exército que hoje está abandonado no topo da Serra do Pavão
- A Gruta do Miguel, caverna que serviu de esconderijo para um bando de ladrões de gado na década de 1950
- O Horto Florestal, local próximo ao centro de Capão do Leão que na década de 1950 recebia a visita de turistas mas que hoje está abandonado
- Pedra da Bandeira, formação rochosa implodida na década de 1970 que é um dos símbolos do município e que até hoje deixa saudades
- Homenagem aos graniteiros, estátua que é um tributo a essa profissão tão importante para o desenvolvimento da cidade
- Busto de Elberto Madruga, a homenagem a este que foi o primeiro prefeito de Capão do Leão
- Estátua do Leão, outro símbolo do município que remete a uma época na qual existiram pumas e até onças na região

Aguarde... Estamos buscando novas documentações para adicionar aos próximos capítulos do
"MEMÓRIAS LEONENSES: personagens, lugares históricos e lendas de Capão do Leão/RS"! Obrigado pela compreensão!

sábado, 17 de abril de 2010

Capítulo 4 - O TÚMULO DO ENFORCADO




LEIA ESTE TEXTO COM SUAS DEVIDAS REFERÊNCIAS, EM LETRAS MAIORES E COM IMAGENS CLICANDO AQUI

O Túmulo do Enforcado

Santa Tecla foi adotada por Capão do Leão como sua padroeira em 1990. Mas muito antes disso, em 1901, foi feita uma igreja dedicada a ela na avenida Narciso Silva com doações de, entre outras pessoas, do imigrante alemão Leopoldo Haertel. No ano de 1889 ele fundou em Pelotas a Cervejaria Sul Rio Grandense com um empréstimo dos donos da Cervejaria Ritter, um deles o ilustre morador da atual Faculdade de Medicina da UFPel, Carlos Ritter. A indústria de Haertel, hoje um prédio abandonado que ocupa uma quadra inteira em Pelotas, ultrapassou em 1922 a marca das 16 mil garrafas produzidas por dia, até que em 1946 foi vendida para a Companhia Brahma.

Porém a Igreja Santa Tecla não é a única construção relacionada à religiosidade existente no município. Há diversos altares com santos, capelas e paróquias em diferentes partes da cidade, como as santinhas do antigo Horto Florestal, a grutinha na Fazenda Santa Rita[8] e a Capela Nossa Senhora de Lourdes. Existe também, entre tantos outros exemplos[9], a cacimba do Padre Doutor, que se acreditava ter águas com propriedades curativas[10]. E também há um túmulo[11] num local próximo ao centro[12] cujo ocupante, segundo alguns, seria capaz de realizar milagres[13].

Conta-se que na década de 1950 vinham excursões até de Rio Grande com pessoas que faziam promessas e ofertavam flores e velas a este desconhecido enterrado no topo do morro da pedreira da EMPEM. Até hoje alguns moradores dizem que ele realmente atendia aos pedidos e as promessas de quem o visitava[14]. Mas, apesar dessa fama de milagreiro ter ultrapassado as fronteiras do município, ninguém sabe ao certo quem foi esse misterioso homem que faz parte da cultura leonense há pelo menos 100 anos[15]. Sua sepultura fica num local, de certa forma, perigoso, habitat de cobras cascavéis [16] e localizado a menos de 2 metros de um dos despenhadeiros escavados na rocha pelas empresas de mineração[17].

A grande maioria dos entrevistados a se recordarem de alguma coisa sobre essa história já tem mais de 50 anos de idade e dizem ter ouvido ela dos pais e avós, pois ainda não eram nascidos na época do ocorrido. Cipriano Sainz, de 88 anos, conta sobre as caçadas de tatu que fazia em sua infância, junto com seu pai, nos arredores do misterioso jazigo[18]. Branda Mendes, de 100 anos de idade, é uma das pessoas mais idosas do município, morou a vida toda em uma rua próxima à famosa tumba porém pouco sabe sobre a história do enforcado. “Quando eu era criança aquilo lá já era antigo” afirma[19].

Realmente, a história é bem antiga. O pesquisador leonense Arthur Victória Silva recuperou uma foto de 1926 da “Figueira dos Enforcados”, uma árvore que se destaca no morro da pedreira da EMPEM e que talvez seja a mesma que alguns apontam até hoje como sendo o local onde o pobre homem teria morrido[20]. Outros acreditam que o enforcamento teria acontecido com um arame preso numa pedra[21], e há até quem diga que a árvore era uma capororoca “que dava só 3 folhas” e que quem a derrubou acabou morrendo em seguida[22]. Houve até quem falasse sobre o lugar ser mal-assombrado, mas pouco se sabe de concreto sobre o fato e até então é impossível dizer com certeza se o pobre homem morreu pendurado numa figueira[23], numa capororoca[24] ou numa pedra[25].

Apesar de todo esse mistério quanto à idade e à identidade do morto e quanto aos motivos de sua morte, a história do jazigo em si não é tão misteriosa: alguns moradores ainda lembram das benfeitorias feitas no local em diferentes épocas. Um pedaço do crucifixo de pedra que teria sido colocado ali originalmente[26] jaz até hoje sobre a tumba[27]. Adelar Rodrigues conta que inicialmente lá havia apenas essa cruz, e que o atual túmulo foi construído por Varonildo Motta, na época em que a pedreira ainda era administrada pela SAPEM[28]. Branda Mendes recorda que o crucifixo de metal, mais recente, teria sido fixado por seu filho José Armando Mendes, já falecido, no topo da grutinha feita pelos funcionários da pedreira[29].

Talvez uma futura busca nos registros das empresas que exploraram as jazidas de granito na época possa nos revelar mais informações sobre as alterações no local de descanso final do enforcado, porém mesmo assim é possível que a identidade do morto continue sendo uma incógnita. Quase ninguém até agora soube dizer com certeza quem ele era. Enquanto uns crêem que ele possa ter tirado a própria vida, outros falam que ele pode ter sido morto executado, quando não consideram as duas possibilidades.

Há quem relacione as construções no morro das pedreiras à Revolução Farroupilha: o Obelisco da I Guerra Mundial, que fica a alguns metros dali, foi confundido como tendo sido feito na época dos farrapos[33]. Realmente ocorreram combates no atual Capão do Leão durante este conflito[34], um deles próximo à atual zona urbana, como calcula o historiador Joaquim Dias[35]. Mas depois foi constatado que na verdade o monumento foi erigido em 1919[36].

Dias também conta ter ouvido um idoso que falou sobre o jazigo existir desde a época na qual “tudo aquilo ainda era campo”[37]. Já o ex-graniteiro José Armando de Andrade, de 59 anos, relata que o enforcado teria se suicidado depois de ter sido deixado pela família, isso graças aos seus problemas com a bebida[38]. Outra versão contada pelos leonenses Adelar Rodrigues e sua esposa Teresinha, vizinhos da Pedreira da EMPEM, diz que aquele seria um índio que apareceu enforcado muitos anos antes de se iniciarem os trabalhos de extração de granito no local, inaugurados pela Compagnie Française du Port de Rio Grande do Sul em 1908[39].

Seria ele realmente um indígena? Não é possível afirmar. Porém, coincidência ou não, um texto sem autoria nem data arquivado na Biblioteca Hipólito José da Costa uma referência à lenda de Nhandú-Tatá, um índio Tape que trabalhava como peão num potreiro próximo ao rio Piratini, na época das primeiras sesmarias. Acusado de roubar alguns cavalos do patrão, Nhandú teria fugido para Capão do Leão.

O mito conta que ele foi perseguido por um grupo de portugueses e que acabou sendo capturado e executado à beira do arroio São Thomé, atual Theodósio, próximo a uma enorme rocha[40]. Seria ela a extinta Pedra da Bandeira, que ficava próxima ao referido curso d´água e também ao misterioso jazigo do enforcado[41]? O que podemos dizer com certeza é que segundo um mapa de 1784 digitalizado por Arthur Victória Silva a nomeação “São Thomé” já havia sido substituída pelo topônimo “Arroio del Padre” na década de 1780[42]. Ou seja: a história do índio Nhandú é realmente muito antiga.

Esse misterioso trabalho de autoria desconhecida pode ou não ter a ver com o enforcado, e não foram encontrados textos dedicados à história do misterioso ocupante daquele túmulo. Somente pouquíssimos relatos conservados oralmente pelos moradores da localidade, quase sempre ouvidos de seus antepassados. Ou seja: a falta de provas documentais impede que descubramos até o momento quem realmente foi esse ilustre desconhecido.

O assunto poderia ser facilmente desvendado após uma rápida investigação arqueológica. Uma datação por Carbono 14 poderia dizer a época aproximada na qual o enforcado viveu, e profissionais especializados seriam capazes de dizer até a sua etnia a partir de uma análise dos restos mortais... Agora só nos resta esperar que o caso desperte o interesse das autoridades e receba estudos mais aprofundados até para que, quem sabe, futuramente, ele possa voltar a receber turistas. Vale a pena investir nisso, afinal de contas, o Túmulo do Enforcado faz há pelo menos um século da história e da religiosidade de Capão do Leão.

Um comentário:

  1. Tomei conhecimento do tumulo do enforcado através do livro de Barbosa Lessa, " Rio Grande do Sul, prazer em conhece-lo"

    ResponderExcluir